Nosso grupo

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte/ RN, Brazil
Ola pessoal!! Nós somos do 8º ano A do colégio Salesiano São José e somos responsáveis pelo Blog Livre, e como o próprio nome já diz é livre, por isso vamos postar sobre todos os assuntos: Músicas, dicas de leitura, até notícias sérias. Mas sempre de uma forma que não fique cansativa de ler! Nós vamos postar pelo menos todos os finais de semana! Então, fiquem ligados que já já vamos começar a postar. Beijos, beijinhos e beijões !!! Esse grupo é formado por: Tâmiza, Jade, Pedro, Isabelle, Luiza, João Pedro, Vinicius, Marjorie e Fernanda. Ass: Equipe do blog Livre

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

As destruidoras da vida



Gente, hoje vamos falar de uma coisa muito importante esperamos que gostem e que entendam.
          As destruidoras da vida

A adolescência é uma fase da vida em que uma pessoa começa a se transformar em adulto. É uma fase de mudanças, de fazer novas descobertas, mas nem sempre elas são boas. Hoje os jovens são os principais alvos das drogas.

Mas o que é droga?


 Segundo a psicóloga militar, Maria Izabel Lima de Moura, “droga é qualquer substância que altere quantitativamente as funções do organismo, ou seja, qualquer substância que interfira de alguma maneira na química do organismo. Então o remédio que utilizamos para curar uma febre, uma infecção ou uma dor de cabeça, também são considerados drogas. Mas o que popularmente chamamos de “drogas” são as substâncias ilícitas, que não tem uso autorizado em nosso país, como a maconha, a cocaína e seus derivados, ecstasy, entre outros. Mas existem substâncias autorizadas, como medicações para dormir e calmantes, que as pessoas usam de forma abusiva, gerando assim uma dependência química ou psicológica, bem como, as drogas mais consumidas no Brasil: o álcool e o tabaco. Então penso que a droga é algo altamente destrutivo, negativo, que gera outras coisas negativas.”
Elas afetam não só o organismo, mas também a vida social de uma pessoa. A maioria dos jovens que procuram assistência médica para sair desse mundo, já tem abandonado os estudos, e a outra metade, já tem se entregado para a vida do crime, praticando roubos, furtos ou para o tráfico de drogas. Não é à toa que as drogas se tornaram um assunto tão polêmico. 
Mas o que leva uma pessoa a usar drogas? 



Podem ser vários fatores que variam muito, alguns são: a falta de ensino, pois sem o ensino correto eles não saberão o quanto as drogas são prejudiciais à vida deles; a falta de atenção por parte dos pais, o que pode levar a depressão, facilitando a entrada no mundo das drogas; a falta de comunicação entre pais e filhos pode causar carência de informação dos jovens e eles acabam entrando no mundo das drogas; as decepções na vida como as reprovações em vestibular e decepções amorosas, a partir disso os jovens passam a se menosprezar, ou seja, pensam que não servem para nada e então ao tentar se livrar dos problemas entram no mundo das drogas. Eles também entram nesse "universo" por causa do seu ambiente de vida, pois se eles vivem em favelas cercadas de violência os mesmos tem mais facilidade adentrar nesse mundo, e muitas vezes eles tem supostos amigos que os levam para o mundo das drogas. Mas nós temos que lembrar que as pessoas que usam drogas já tinham certo desequilíbrio, um problema pessoal que os fazem se voltar para as drogas.
Isso gera várias consequências, como a desestruturação da família, a criação de buracos ainda maiores na vida da pessoa e o comprometimento de seu futuro, mas além dessas, as drogas geram problemas ainda maiores, como: o aumento nos índices de violência; criminalidade; acidentes no trânsito e aumento na incidência de alguns tipos de câncer. Quando consumido na adolescência, prejudica na aprendizagem, que resulta em abandono dos estudos, aumento no índice de gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.
Existe tratamento?

Devemos lembrar que o uso de drogas tem tratamento e pode ser cortado antes que vire um problema maior e prejudique ainda mais o usuário e as pessoas e       sua volta. O tratamento é feito em clínicas onde a pessoa é internada, existem dois jeitos de entrada: a voluntária, quando a pessoa mesma se interna; e a obrigada, quando algum amigo ou parente interna a pessoa contra a sua vontade. Porém os internados muitas vezes desistem do tratamento e voltam para as drogas e também tem as pessoas que terminam o tratamento, mas por algum motivo voltam a usar drogas.

     E agora? 

Agora que as drogas se tornaram um assunto tão discutido, as escolas, organizações e os pais estão alertando mais os jovens e fazendo campanhas para que não percam suas vidas indo pelo caminho errado.

 

Espero que tenham sido informados e que fiquem bem avisados a não seguirem o caminho errado.
Ass:  Todo o grupo.




           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado ao comentar!
Qualquer comentário considerado abusivo ou que degrida a imagem de qualquer pessoa será apagado!