Nosso grupo

Minha foto
Natal, Rio Grande do Norte/ RN, Brazil
Ola pessoal!! Nós somos do 8º ano A do colégio Salesiano São José e somos responsáveis pelo Blog Livre, e como o próprio nome já diz é livre, por isso vamos postar sobre todos os assuntos: Músicas, dicas de leitura, até notícias sérias. Mas sempre de uma forma que não fique cansativa de ler! Nós vamos postar pelo menos todos os finais de semana! Então, fiquem ligados que já já vamos começar a postar. Beijos, beijinhos e beijões !!! Esse grupo é formado por: Tâmiza, Jade, Pedro, Isabelle, Luiza, João Pedro, Vinicius, Marjorie e Fernanda. Ass: Equipe do blog Livre

terça-feira, 30 de abril de 2013

A história na mesa: mestiçagem dos alimento


Olá pessoal, estamos aqui para mostrar mais um trabalho nosso. Nele, nós tivemos que resumir uma reportagem sobre a alimentação no Brasil Colônia e comparar com o presente. Esperamos que gostem.

Na ampliação do império português, a partir do século XV, está a origem dos ingredientes que hoje incorporam à culinária brasileira


A culinária brasileira nasce híbrida e integra nesta mestiçagem contínua não somente produtos e preparos portugueses e indígenas, mas também, africanos e asiáticos.
                  
Desde o início dos descobrimentos a alimentação dos portugueses já se caracteriza por um raro ecletismo, equilibrado entre os produtos dos mundos atlântico e mediterrâneo. Suas frutas variam da delicadeza nórdica das maçãs, peras e cerejas, à exuberância meridional dos figos, melões, romãs e amêndoas. Além do mais, a influência do oriente médio os familiariza com o arroz, com massa folheada e a conserva de frutas em mel e açúcar.
Porém, a comida dos engenhos era mais simples, porque toda a força de trabalho estava voltada para a produção de açúcar, gerando muitas queixas por falta de alimentos, como sal, farinha-do-reino, azeite-doce e vinho.
Se não havia mantimentos, pegava-se uma fruta do pé. Desde os dois primeiros séculos da colonização, as frutas faziam parte do regime alimentar brasileiro, muitas vezes, substituindo gêneros como farinha, feijão, arroz e carne.
Entre as últimas introduções vegetais realizadas pelos portugueses em fins do século XVII, estavam duas jóias da natureza oriental: as jaqueiras e as mangueiras, nativas da Índia e da Birmânia.
E hoje em dia a alimentação do brasileiro está bem mais diversificada, com comidas de todo o mundo. O brasileiro, agora, tem mais acesso a legumes, verduras e carnes, tendo uma alimentação melhor e mais saborosa.
Ass: Isabelle e Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cuidado ao comentar!
Qualquer comentário considerado abusivo ou que degrida a imagem de qualquer pessoa será apagado!